A criança no coração de Deus
- Fabiana
- 13 de out. de 2016
- 4 min de leitura
Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.
(Mateus 19.14)

A paz de Jesus, amigos!
Hoje falaremos sobre a educação na formação religiosa das crianças!
Isto é e deve ser uma preocupação constante na vida dos pais.
Algumas escolas (bem poucas), contribuem nesse aprendizado.
Mas a educação religiosa começa mesmo é na vida em família, em nossa casa!
Nos dias de hoje não passamos sequer um dia, seja pelo jornal, pela televisão ou pela internet, sem vermos relatos de violência, corrupção, devassidão moral, dentre outros. Tudo isso é sem dúvida alguma, a falta da presença de Deus na vida das pessoas!
Infelizmente a sociedade não tem ensinado as nossas crianças, nada que possa fazê-los crescer espiritual, intelectual ou culturalmente. Ao contrário, estão destruindo a família e seus valores, apresentando como normais, e dignos de serem imitados, padrões de comportamento em que a fidelidade, a honestidade, o pudor estão fora de moda, o casamento de nada vale, o que vale é a satisfação dos sentidos, o levar vantagem em tudo. Com isso, fazem com que as nossas crianças se esqueçam de que esta vida transitória nos foi dada por Deus para servir como ponte para uma outra vida, esta sim, definitiva. E o passaporte de entrada para o Reino de Deus não será baseado em conquistas materiais, no sucesso profissional ou intelectual, no poder que exercemos neste mundo. Será fundamentado no Bem que tivermos espalhado ao nosso redor, no serviço desinteressado ao próximo, na Verdade e na Beleza de nossas atitudes.
E como poderemos conseguir isto? Através de uma sólida e autêntica formação moral, de uma prática religiosa constante, do exercício da caridade, alicerçados no amor a Deus e na devoção a Maria Santíssima. É isso que devemos proporcionar a nossos filhos, através do exemplo de uma vivência autenticamente cristã.
Nos lares em que esses ensinamentos são passados dos pais para os filhos é muito difícil que estes procurem a fuga enganosa pelas vias das drogas, da promiscuidade sexual ou do individualismo egoísta. Se desde cedo forem ensinados, não só por palavras, mas pelo exemplo, a manifestarem seu amor a Deus através do respeito ao próximo, da compaixão, da solidariedade, do senso de justiça, enfim, de tudo o que Jesus nos ensina em seu Evangelho, suas vidas seguirão nesse caminho.
O grande desafio proposto a nós pais, cristãos, no mundo de hoje, é propagar o Evangelho de Jesus a todos, começando por dentro de casa. Não devemos nos intimidar com o que os outros vão achar, nem esmorecer na defesa dos ensinamentos de Cristo. Não importa se formos rotulados de carolas, loucos, ultrapassados. Temos de lutar contra o mal que se espalhou pelo mundo.
Se nossos filhos verem em nós, pessoas que trilham uma caminhada verdadeira na igreja, pessoas encantadas por Jesus Cristo, aqueles que não conseguem mais viver sem Ele, creio que o despertar da fé neles será mais fácil.
Devemos utilizar de todos os recursos que temos para a educação e formação religiosa de nossos filhos.
Em nossa comunidade por exemplo, temos a Sementinha, o que chamamos de Pré-Catequese, onde consiste a introdução da criança no catolicismo, dando a concepção antes mesmo de entrar na catequese. Sendo a partir dos 4 anos.
Após isso as crianças ingressam na Catequese, Perseverança (não obrigatório), Crisma. E isso faz com que eles se interessem pelas coisas de Deus!
E outra coisa, é levar nossos filhos desde pequeninos na Missa. Mesmo que eles não prestem atenção, que não saibam nem o que estão fazendo ali, mas é muito importante. Não vou dizer que seja fácil. Digo por experiência própria: ir com os meus filhos ás vezes à missa é cansativo, estressante. Eu perco a paciência... Eles não prestam atenção, querem ficar brincando lá fora. Querem comer...etc etc etc...e tudo o que eu quero é participar, ouvir, e nem sempre isso é possível...rs...mas todos estes empecilhos não devem nos fazer desistir, porque por mais que eles não saibam o que significa tudo aquilo, a semente é sempre plantada no coração deles. E acreditem, eles aprendem, eles sempre voltam e lembram de algo que foi feito ou dito na missa. E acima de tudo nos ensinam!
Fiquemos atentos papais, com o que nossos filhos estão aprendendo!!! Vamos fazer a nossa parte e bem feita, para que não nos arrependamos depois!
Seja amigo de seu filho! E acima de tudo mostre O Verdadeiro Amigo a ele: Jesus!!! Ensine-o no caminho em que deve andar e nunca se desviará dele!!!
Rezemos pelos nossos filhos: Senhor, o meu sagrado dever é educar os meus filhos segundo a santa religião para a virtude e o céu. Eles pertencem mais a Vós do que a mim. Ajude-me a santificar suas almas. Ilumina-me Senhor, para que eu conheça as minhas obrigações e concede-me a firme vontade e o máximo cuidado em cumpri-las. Moderai o meu amor natural. Dai-me inteligência para usar severidade quando esta for necessária; dai-me brandura quando faltar paciência. Que eu seja modelo aos meus filhos. Santificai Deus, os meus filhos, para que Vos amem e respeitem. Não Vos peço riquezas, e sim saúde e força para se manterem na vocação que Vós lhes destinastes. Preservai-os da escravidão das más paixões. Concedei-os boas companhias. Eu Vos entrego, ó Pai. Protege-os e Salva-os por toda a vida. Amém!!!
Deixe Jesus governar o seu lar!!!
Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!
Abaixo separei um vídeo para você assistir com seu filho! Bem fofinho =)
Obrigada! E que a Alegria Restauradora do Amor de Cristo esteja sempre com você e sua família!
Comments