top of page

Rotina

  • Janaina
  • 1 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

Rotina, a os que defendem outros a condena. Uns gostam outros não. Uns se adaptam bem outros não.

Hoje venho falar um pouco da rotina da Helena.

Bom como eu sou uma pessoa muito organizada e gosto de tudo certinho e previsto (como já partilhei aqui anteriormente), a rotina funciona bem comigo e com ela aqui em casa. Claro que há contra tempos e claro que as coisas fogem do controle de vez em quando, mas nada que tentar de novo não dê certo!

Quando temos algum compromisso, tento ao máximo manter a rotina dela para depois não ter que recomeçar tudo de novo em casa, pois os pequenos se adaptam com facilidade as tantas coisas que depois dá um trabalhinho pra mamãe fazer voltar tudo ao “normal”.

A Helena não dá muito trabalho no dia a dia, pois como ela tem sua rotina quando a chamo pra fazer alguma coisa ela já topa na hora.

Eu acho importante tentar estabelecer uma rotina, saber equilibrar as necessidades da criança com a suas próprias e as do resto da família.

Para muitos pais, organizar o dia numa rotina diária facilita muito a vida com o bebê. A vantagem é que você terá um padrão previsível de atividades e horários, e seu bebê saberá o que esperar ao longo do dia. Por exemplo: depois da soneca da manhã vem à mamada, depois um pouco de brincadeira e um passeio.

Os pediatras garantem que os bebês gostam de saber que certas coisas acontecerão em determinados horários. Um bebê descansado e sem fome é uma criança muito mais contente. Além disso, dizem os especialistas, um bebê mais satisfeito está no seu melhor estado mental e físico, pronto para aprender e explorar o mundo ao seu redor.

E para aquelas crianças que vão para a escolinha ou para a creche acho importante também os pais tentarem manter essa rotina em casa nos finais de semanas e nas férias. Isso ajuda no comportamento, na saúde, no sono, alimentação, educação e dá uma aliviada no dia a dia dos pais.

Agora vou descrever como é a rotina da Helena aqui em casa, claro que nem sempre são esses horários e nem sempre é seguido como já disse, tem dias que temos compromissos e não ficamos em casa, tem dias que ela já acorda manhosa e assim vai. Mas quando esta tudo dentro dos eixos é mais ou menos assim que funciona:

A Helena acorda entre 8:30, 9:00hs hoje com 1 ano ela dorme entre 10 e 12 horas.

Ela mama, depois costumo dar um suco ou uma fruta nesse intervalo. Ela almoça entre 11:30 e 12:00 não gosto de passar muito desse horário, pois geralmente depois vem o sono e se ela almoça tarde ela não almoça direito.

Quando ela dorme a tarde que não passa de 1 hora (sim ela dorme pouco durante o dia) eu costumo dar uma fruta entre 14:30 e 15:00hs. Depois ela às vezes mama às vezes não e entre 16:30, 17:00 ela toma banho e as 18:00 ela janta. Depois 20:30 ela mama de novo e as 21:00, 21:30 ela dorme e vai até o outro dia, sem acordar durante a noite.

Bom é assim que funciona aqui em casa. Claro que cada criança tem seu ritmo, cada casa tem sua rotina, tem casa que não tem rotina nenhuma.

Não existe nenhuma obrigatoriedade de criar uma rotina para o bebê. Tudo vai depender do seu temperamento, do modo como sua casa funciona e da sua personalidade como mãe e pai.

Mas é muito provável que, mesmo sem querer, você acabe se vendo mais ou menos seguindo uma rotina depois de algum tempo com o bebê. Afinal, mesmo para as pessoas mais livres e menos metódica do mundo é difícil escapar da repetição e da sequência de algumas atividades, como café da manhã, almoço, jantar e hora de dormir. Neste texto quis oferecer uma dica para você mamãe de primeira viagem assim como eu, mas no final, a decisão de sobre como cuidar do seu bebê é sua.


A paz!


Comments


Deixe seu comentário:
Procure por Tags:

© 2016 por Comunidade Unidos por Cristo

bottom of page