Ser Homem
- Thais
- 25 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Olá Leitores. Imagino que nesse momento você deve estar imaginando a voz da Thaís narrando esse texto. Pois então, pode parar!!!! Comecem a imaginar uma voz masculina narrando o texto, pois hoje quem está escrevendo no blog não é a Thaís, mas sim o Fábio!. Sou esposo da Fabiana, que também escreve nesse blog (“Criando 3”), pai de 3 lindas crianças (Luiz Guilherme, Daniel e Maria Clara), e também faço parte da Comunidade Unidos Por Cristo como membro de Aliança. Fui convidado pela Thaís para escrever hoje no blog e tratar da essência masculina, sobre o “ser homem”. Muitos podem estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com um blog direcionando para o público feminino? Tem tudo a ver...
Ao voltarmos à criação do ser humano, Deus criou o homem e a mulher, os abençoou e disse: “"Frutificai, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gn 1, 28). E porquê da criação do homem (gênero masculino) e da mulher (gênero feminino)? Exatamente porque eles são totalmente diferentes em sua essência, e possuem características bastante distintas que vão muito além das diferenças físicas. Falando mais especificamente do homem, desde a sua infância o homem apresenta comportamentos mais “brutos”, mais práticos, objetivos, mesmo nas pequenas coisas, e isso é prova de que o homem tem a sua essência que o diferencia da mulher, haja vista que a criança é pura, ingênua, e não pensa para tomar determinadas atitudes.
À medida que vai crescendo, o homem passa a desenvolver-se, compreender o seu papel na sociedade, que naturalmente reflete a essência masculina. Isso passa pela questão da responsabilidade do homem sobre a sua casa e sua família. Quando Adão e Eva experimentaram do fruto proibido, Deus inicialmente se dirigiu a Adão para saber o que havia ocorrido, para somente depois questionar Eva. O homem tem uma personalidade mais analítica, mais racional, que o capacita melhor para os deveres de condução das diretrizes do lar. Mas Fábio, você não está sendo machista e dizendo que as mulheres não tem condição de conduzir adequadamente um lar??? Não e não. Apenas estou dizendo que o homem tem características que fazem com que ele tenha mais “facilidade” na condução do lar, e dessa maneira, exaltando todas as demais características inerentes à mulher, que naturalmente não são inerentes ao homem. Portanto, não sou machista.
Em nossa casa, todas as decisões são tomadas de maneira conjunta, afinal, quando contraímos o sacramento do matrimônio nos tornamos UM em Cristo. Mas os papéis são bem divididos, e eu sei e assumo todas as responsabilidades que me são colocadas como marido, pai e homem da casa, aquele que tem a responsabilidade de zelar pelo bem estar da família... As questões mais “emocionais” ficam com a mamãe...kkkkk... Nos dias atuais, é muito comum, e até proposital, que nos queiram confundir no que tange à essência do homem e da mulher, nos colocando alguns questionamentos como “pessoa ao invés de homem e mulher”, direitos iguais, ideologia do gênero, etc. São argumentos apresentados a todo instante, e que nós, católicos, não podemos aceitar o que não está de acordo com as diretrizes e ensinamentos da Igreja Católica, mesmo que isso nos custe algo. É muito comum que a sociedade, de maneira tendenciosa e irresponsável, associe esse tipo de pensamento à homofobia, o que não é verdade. Deus ama o pecador, mas não o pecado. Devemos sim acolher os pecadores, independentemente do tipo de pecado que cometeram, mas não podemos, em hipótese alguma, concordar com os pecados que cometeram. De qualquer forma, tanto homens quanto mulheres possuem características próprias que, da mesma maneira que os distingue, também os completa. E é maravilhoso que Deus os tenha feito assim: diferentes, porém complementares!!

Não sei se consegui me expressar bem, mas encerro esse texto pedindo a todos que coloquem em suas orações todos àqueles que pregam exatamente o contrário daquilo que foi abordado no texto de hoje, pedindo a misericórdia de Deus sobre cada um!!
Até uma próxima... (será!?!?!?)...
Valeu Thaís!!!
Comentários