Modéstia Masculina, vestir-se com modéstia.
- Aline
- 21 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Muito se é falado sobre a modéstia feminina, sobre qual a roupa é adequada para as mulheres católicas, sobre se vestir de forma em que não leve o próximo a pecar. Mas e para os homens, existe a virtude da modéstia ao se vestir? E quais as regras a seguir?
É claro que entre nós mulheres o assunto modéstia fica muito mais extenso e as dificuldades no se vestir são maiores, mas queridos homens, nós mulheres também pecamos, nos sentimos atraídas e sua namorada, sua noiva, sua amiga e irmã de comunidade também luta contra a castidade. Então, é necessário sim viver a modéstia masculina.

A modéstia masculina tem que se expressar no cuidado com a vestimenta, é claro, mas não é somente sua vestimenta que se torna uma ocasião de pecado para as mulheres, mas, sobretudo, o comportamento e as atitudes, bem como a pureza das ações e pensamentos para com elas.
Antes de começar a falar sobre quais as roupas mais adequadas para os homens, temos que refletir como está a moda masculina hoje.
Talvez não seja tão claro para você conseguir perceber isso hoje. Você pode não prestar atenção sobre essa moda sensual que está entrando em seu guarda-roupa, cito algumas:
> Camisetas apertadas e com numeração menor do que a ideal para seu corpo
> Estampas comprometedoras (números aleatórios, frases sem sentido, florais)
> Calça jeans colada que se assemelha a uma calça feminina
Entre outras coisas, acessórios que se assemelham aos femininos, brincos, corte de cabelo...
A dificuldade de um homem se vestir como homem é grande nos dias atuais. Encontramos lojas de marca e de departamento com coleções masculinas totalmente contrarias a de que um homem deve vestir.
A maior dificuldade hoje, principalmente para os jovens é ir contra essa “moda imposta”. Dificuldade em achar roupas ideais e em perceber a diferença no guarda-roupa. Muitos são tomados também pela vaidade ao extremo e outros acabam por sentir “obrigados” a se vestirem com roupas mais “justas” porque senão não estará na moda.
O homem deve se diferenciar em suas características da mulher, devem ter suas características únicas. Se igualar a mulher é o primeiro mal do qual o homem católico deve fugir ao escolher que roupa irá usar. E para isso, é necessário que ele reconheça sua dignidade como filho de Deus, cuja missão é, antes que qualquer outra, refletir a paternidade divina.

VAIDADE
Um outro ponto importante a citar é a vaidade, pois a modéstia também é lutar contra a vaidade. Não se engrandeçam querendo exibir seus corpos “sarados” e só querer usar roupas de marcas. Vaidade ao extremo atrai muitos outros olhares e isso é imodesto.
É importante um homem que cuide de sua higiene, aos casados que queriam estar belos para suas esposas, aos solteiros e aos que namoram, estar belos para sua Maria, mas tudo com moderação, pois tudo o que é em excesso não faz bem!
Que esse texto seja uma reflexão para você. Reflita sobre o que você anda vestindo, quem você quer se assemelhar. Reflita suas atitudes e vaidades.
Pense sobre o que você anda vestindo para ir a Santa Missa, não é com bermudas e roupas toda largada. Já pensou em um estilo mais elegante e social para a Santa Missa?
Enfim, a cima de tudo, viva a modéstia interiormente, pois o exterior é só um espelho do interior.
São José, Rogai por nós!
Comments