Modéstia masculina, Simples José...
- Aline
- 14 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Hoje resolvi mudar um pouco o foco, vou falar mais especificamente com os homens... Mas as mulheres de plantão, fiquem a vontade para ler e indicar esse texto para seus amigos, namorado, pai, irmãos, enfim...
Estamos em um momento em que se fala muito da modéstia feminina e acabamos caindo no pensamento de que a virtude da modéstia é só para as mulheres, mas não, o homem católico também deve viver a virtude da modéstia, da pureza e do pudor.
Então vamos lá, vou dividir este texto em duas partes, assim não fica extenso.
Encontrei bastante dificuldade para falar deste assunto e pedi a Deus que me ajudasse a tentar passar algo para vocês. Vi que é preciso ter claro o fato da diferença psicológica de homens e mulheres, e ter isto em mente significa perceber que existem maneiras específicas de olhar o mundo e o que nele existe, que são muito próprias para cada sexo.
Com isso a modéstia deve ser observada por ambos de maneira condizente à sua própria natureza. O homem, assim como a mulher, deve seguir as regras do pudor, da castidade, da higiene e além disso, deve ter sempre presente qual é o seu papel e missão na Criação.
Para as mulheres o exemplo e quase tudo falando de modéstia se resume a Virgem Maria e para vocês homens, podemos tomar como exemplo o chefe da Sagrada Família, São José. Ele que foi casto, obediente, zeloso, simples e modelo para todos os homens.
Hoje, em meio a tantas coisas que a sociedade impõe sobre um homem “moderno”, a maior luta de um homem católico é ser sim um homem “moderno”, mas sem perder sua essência e seu valor em Cristo.
Acredito que vocês só vão conseguir ser um homem casto e ser como Deus sonhou, buscando a eucaristia. Digo casto, independe de vocação e se é solteiro ou já é casado. A modéstia vai além disso. É você com a virtude da temperança governar suas ações e palavras.
Alguns devem se assustar um pouco com o assunto, devem achar estranho. E, realmente falar sobre a modéstia masculina é algo novo para muitos de nós...
Mas todos os homens, para serem homens diferentes, homens segundo o coração de Deus, devem querer sentir esse desejo de mudar suas ações. E isso é um sentimento que vai brotando aos poucos no coração de cada um. Independente da sua história de vida, do seu passado, queira ter esse desejo brotando em seu coração.
Se aproxime de Jesus eucarístico, busque essa pureza em suas atitudes. Peça ao Senhor com a intercessão de São José e da Virgem Maria que sejam homens segundo o coração de Deus. Homens modestos em suas atitudes e vestimentas. (Vou entrar no assunto de vestimenta na próxima semana).
E a modéstia masculina, como com as mulheres, também se resume em algo que brota ao seu coração, algo que vai refletir do seu interior para o exterior.
Você vai fracassar muitas vezes. Isso acontece! Mas deve se reerguer, um homem se levanta! E as vezes que você não conseguir levantar, você vai precisar de um irmão que te erga. E esse irmão que te levantar, na semana seguinte será o irmão que você vai ter que ajudar...

Deixo aqui um link com um curta metragem que achei ao pesquisar sobre este assunto. Foi produzido pela diocese de Phoenix nos EUA, sobre a crise na sociedade que estamos enfrentando por conta de uma masculinidade deficiente. É sensacional! Vale muito a pena deixar a TV, o celular, enfim, por 10 minutinhos e assistir.
“Se te venceres a ti, vencerás facilmente tudo o mais. A maior de todas as vitorias é vencer-se cada um a si próprio”. Imitação de Cristo.
Espero ter conseguido ajudar um pouco vocês a entenderem mais sobre essa virtude.
São José, rogai por nós!
Commentaires