Maquiagem e Modéstia...
- Aline
- 24 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Olá Cheias de Graça,
Fiquei pensando esses dias se existe um limite ou uma regra para que a maquiagem seja feita de maneira “modesta”. Posso usar batom de tal cor? Posso passar sombra escura? Com brilho?
Penso que essa coisa de “pode, não pode” é fruto de uma reflexão individual, de amadurecimento, e não de algo imposto. Já nos disse São Paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém! ”.
A modéstia é muito mais uma regra de discernimento do que uma regra imposta.
“É muito bom perceber quando uma moça teve o cuidado de se vestir com pudor e de maquiar-se para ficar bela. Faz bem aos olhos quando vemos que alguém teve o cuidado de combinar acessórios, ou de usar uma sombra, ou um batom de determinada cor, isto revela o quanto aquela moça tem zelo por si. ”

Assim, penso que podemos usar todo tipo de maquiagem, mas a modéstia e a elegância consistem em saber utilizar a maquiagem correta, nos momentos corretos e o principal, com uma postura correta.
Quando for você for usar um batom escuro, preferencialmente apague as outras partes da maquiagem para não ficar escandaloso, assim equilibra e fica bonito. Chama a atenção sim, mas não fica vulgar. O grande problema é quando você fica vulgar por conta da maquiagem ou vamos combinar que até mesmo feia. Existem muitas maneiras de se usar um belo batom escuro, assim como sombras mais marcantes, blush, delineador.
Por exemplo, você NÃO vai para a santa missa de batom super vermelho, roxo, laranja.... Porque são cores que destoam do ambiente, são cores que destoam no momento que você vai comungar na boca por exemplo. É muito desagradável que você manche as mãos do sacerdote ou manche as mãos do ministro. Neste caso, eu aconselho que você use um batom mais claro.
Agora, se você vai para uma festa de casamento a noite, uma formatura, enfim. Você pode usar sim um batom escuro. Isso não vai te deixar imodesta, principalmente se suas vestes estiverem modestas. O que fica feio é a falta de ocasião para você usar uma maquiagem.
O que é ser imodesto é você se destacar em um lugar que você não tem que se destacar, por exemplo no meio da Santa Missa. Isso para as que usam maquiagem.
Mas isso é muito pessoal e da personalidade de cada uma, não tem uma “regra”. Eu particularmente, não me sinto bem com olhos bem marcados e batom vermelho. Mas isso é coisa minha, é da minha personalidade e jeito de ser. Como você tem sua personalidade, se você gosta, use e saiba usar. Use a maquiagem de forma moderada, sem que ela tire sua personalidade, sem que ela esconda seus traços e tire sua beleza natural. E, falando mais especificamente para as gostam muuuito de maquiagem, pensem nessa ”moderação” como uma forma de mortificação. Como já citei em posts anteriores, mortificar-se para mostrar sua feminilidade, mostrar-se filha de Maria.
Este é o termômetro, o discernimento, a temperança. Saber onde você vai e encaixar as coisas!
E vamos combinar meninas, que não é a cor de um batom que vai te fazer imodesta, o que vai te fazer imodesta é a sua intenção de ver o irmão pecar ou não.
E vamos combinar meninas, que não é a cor de um batom que vai te fazer imodesta, o que vai te fazer imodesta é a sua intenção de ver o irmão pecar ou não.
Te convido a rezar agora comigo:
Virgem Santíssima, peço a sua intercessão para que a cada dia eu tenha a graça da virtude da temperança. Que em nenhum momento ao me olhar no espelho eu me acha feia sem maquiagem, que eu me veja como filha amada que tem uma beleza natural. Que eu saiba cuidar sim da minha aparência e da minha beleza, mas que em primeiro lugar eu me ame. Amém!
Por hoje é isso meninas. Que a maquiagem seja apenas um toque a mais, um cuidado a mais para a nossa beleza. Que nunca seja usada para esconder-se, por vaidade extrema ou deixar de ser aquilo que Deus criou.
Até a próxima semana.
Salve Rainha!
Comments