top of page

Santo de Devoção

  • Thais
  • 31 de jul. de 2016
  • 4 min de leitura

Bom dia, leitora! Você tem algum Santo, Santa, Beato, Beata de devoção? Nosso texto hoje tratará disso e também contarei a vocês como rolou meu reconhecimento da minha Santa.


Os santos nos auxiliam na caminhada por nos mostrar que é possível viver a santidade aqui na terra, eles nos fazem refletir que se eles, humanos, conseguiram, nós também conseguiremos imitar Jesus Cristo. Nessa nossa caminhada rumo ao céu, ter algum Santo de devoção pode ser de grande ajuda, pois teremos alguém que junto da virgem Maria intercederá por nós junto a Jesus.


Para nós mulheres ainda, como é necessário que olhemos para a vida das Santas e Beatas, nelas encontraremos, nas particularidades e nas diferentes histórias de suas vidas, o ser mulher segundo o coração de Deus. Cada Santa, Beata foram capazes de ser quem Deus as fez para ser. Essas sim são mulheres para admirarmos.


Não faz muito tempo que Deus me deu a graça de descobrir ou reconhecer minha Santa de Devoção, reconhecer porque no fundo sempre soube que era ela, mas numa infeliz insensibilidade eu a negava por achar que seria muito óbvio tê-la como minha Santa e também porque ela é considerada Mártir da Igreja e eu não queria ter uma Santa Mártir, haha, é rir pra não chorar, mas é verdade.


Sempre busquei Santos com vários escritos, poesias, afinal amo ler e tals, queria me identificar com o Santo nessas coisas e queria santos que não tivessem sofrido demais, muito menos sido mortos, pois na bem verdade até queremos ser santos, mas não estamos dispostos ao sofrimento e Deus queria trabalhar isso em mim, queria que mais do que palavras eu pudesse admirar o exemplo de vida, as atitudes, a doação livre de si própria por amor a ele, a ponto de morrer.


E como são os Santos que nos escolhem e não nós que os escolhemos, ela, minha Santa Cecília já havia me escolhido há tempos, enquanto eu fugia dela. Foram necessários vários sinais até que eu finalmente a reconhecesse, detalhe eu sempre rezava pedindo a Deus que me ajudasse a encontrar um Santo de Devoção, acontece que eu meio cabeçuda ficava questionando o sentimento quanto a Santa Cecília, então Deus e ela precisaram dar uma forcinha.


Em uma oração da música no ano passado, minha irmã de comunidade, a Aline – que escreve sobre modéstia aqui no blog – deu para cada músico uma medalhinha de Santa Cecília, aquilo mexeu muito comigo, leitora e foi o primeiro sinal que considero, o qual carrego até hoje comigo.

O segundo foi incrível e foi uma surpresa, um carinho de Deus mesmo e de Santa Cecília, eu e o Digo, meu namorado, fomos chamados por um casal da comunidade para sermos padrinhos de batismo da sua filha e sabe qual é o nome dela? Exato, Cecília. Pois é, esse foi um sinal muito forte e já praticamente me convenceu... Praticamente, haha.













Foi necessário pra que de fato eu a assumisse como minha Santa de Devoção (olha como sou cabeça dura, leitora), que Deus no dia 22 de novembro de 2015, por graça, me permitisse a sentir falando comigo. Caaaaaara! Foi muito louco! Tipo, muuuuito louco. Vou contar rapidamente.


Era um domingo de tarde, estava em casa estudando e você sabe né, às vezes nossa mente divaga, voa, e nós mulheres temos que tomar muito cuidado com o pensamento, pois muitas vezes pecamos muito só com ele e partilhando com você, a castidade é algo que sou muito tentada e tenho que diariamente vigiar tudo, e foi isso que aconteceu vaguei com o pensamento passando a pecar. Nesse momento tive a sensação como se alguém estivesse me olhando de canto e olhei para o lado, me deparando com a imagem de Santa Cecília que tenho na estante perto da minha mesa, estranhei, pois ela sempre está virada para frente, mas nesse dia ela estava de lado me encarando e nesse mesmo instante eu a senti falando comigo (Santa Cecília, não a imagem haha), me dando um conselho de como eu poderia evitar o pecado, ela disse que toda vez que me sentisse tentada a pecar que eu usasse meu dom da música para combater tal tentação, que eu tocasse um louvor pra Deus e assim eu fiz.


Deus permitiu que eu a escutasse para que ela me auxiliasse nesse caminho rumo ao céu, ainda mais ela que sempre lutou para ser casta, que mesmo casando não se desfez do seu propósito de virgindade. E mais, leitora, olha a bondade de Deus, esse dia que te contei, 22 de novembro, é o dia de Santa Cecília, eu não havia reparado ainda nisso, só fui me dar conta no fim da tarde, quando olhei a data. A partir desse dia não foi mais necessário nenhum sinal, sem mais fugir passei a pedir sua intercessão e assumi minha devoção a essa Mártir, que morreu cantando e convertendo todos os que passavam por ela e escutavam seu louvor.


Você, leitora, que talvez ainda não tenha um Santo de devoção, reze nessa intenção, peça a Deus a graça de ser apresentada ao seu Santo intercessor e esteja aberta a qualquer Santo, mesmo que a história não seja a mais legal de todas a seu ver, Deus sempre tem um propósito. Uma dica: Procure a história de santos que possuem o mesmo nome que você.


E a você que já tem um Santo, Santa, Beato ou Beata, comente aqui em baixo o nome do seu Santo e resumidamente conte pra gente qual sua história com ele, oook?


Beijo, Cheias de Graças, um dia abençoado!

Kommentare


Deixe seu comentário:
Procure por Tags:

© 2016 por Comunidade Unidos por Cristo

bottom of page