top of page

Caminho de amor

  • Daniela
  • 19 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Gente, eu estou escrevendo este texto hoje com extrema ansiedade, provavelmente, depois que vocês lerem este texto, já haverá passado uma pregação que eu tenho que fazer. O tema da pregação é Amor: Ágape, Eros e Philia. E isso me deixa nervosa, pois falar de amor não é alá a coisa mais fácil desse mundo.

Esses três tipos de amor são fáceis de serem explicados e complexos na maneira de serem vividos, porquê afinal um depende do outro. Vamos lá:

O amor Ágape, é o amor de Deus por nós, aquele amor filial, um amor que se entrega totalmente, de doação, fidelidade, que acredita e espera quando ninguém mais acredita.


Já o amor Philia, é o de amizade, consiste mais em amar do que ser amado, é um amor de presença, não é o Eros (vou explicar logo em seguida). Acho que se pode definir este amor, no relacionamento em que Jesus possuía com os seus discípulos, na amizade e irmandade que existia entre eles.


E por fim, o amor Eros, que ao meu modo de ver é o que está mais banalizado, até porque quem nunca viu um motel no meio da pista com este nome né?!


Tanto o Philia como Eros, são provenientes do amor Ágape, daquele que vem de Deus, se eu não vivo o amor Ágape, nenhum destes dois faz sentido em minha vida, pois simplesmente servirá para que eu use as pessoas.

Na minha época de escola eu tinha um caderninho de que gostava de escrever versos, poesias, frases, essas coisas e tals, e tinha uma que eu gostava muito que era: As pessoas são feitas para amar, os objetos são feitos para usar, então por que amamos os objetos e usamos as pessoas?

Acredito que mais do que colocar os objetos no lugar das pessoas estamos tornando essas pessoas objetos. Quantas vezes não olhamos para as pessoas como se fossem objetos? Quantas vezes não esperamos das pessoas como se elas fossem robôs que devem nos agradar e realizar a nossa vontade?


Quantas vezes não nos chateamos com nossos amigos, pois esperamos que eles sejam aquilo que nós queremos, e não aquilo que eles são? Muitas vezes exigimos deles mais do que eles podem dar... Isso não é amor Philia, isso não é verdadeira amizade , não é ser irmãos... Vivemos de fato este amor Philia,quando acolhemos o nosso próximo como ele é, quando nos doamos ao nosso irmão da maneira que ele é, ser exigir nada dele.

E ainda nesta questão de olhar as pessoas como objetos entramos no Amor Eros, este amor que foi banalizado pela sociedade, e ainda dito por muitos filósofos que o cristianismo envenenou este amor, pois muitos deles o olham simplesmente como uma questão de desejo e impulso, é isto, mais é além. Este amor não sacia o coração do homem. Sabe aquele amor de novela, aquele amor das músicas, aquela coisa de: Te dei o sol, te dei o mar pra ganhar o seu coração, você é raio de saudade, meteoro da paixão? Digamos que é isso... Aquele amor que faz doideiras. Este amor sozinho, pode fazer a aventura de um momento, e não um final feliz, como muitas vezes ainda entendemos.


O amor Eros não é algo ruim, mais é necessário estar unido ao amor Ágape. Se queremos um Eros sem Ágape, caímos em um amor superficial, interesseiro. Agora um amor Ágape sem Eros, é um “amor frio”, mais uma questão de politicamente correto, é viver um relacionamento com Deus sem surpresas.


Somos pessoas de carne e osso e somos chamadas a santidade. Nós somos alma e corpo, então não podemos somente viver da “carne” (Eros), como também não podemos só viver de “alma” (Ágape), afinal não somos o Gasparzinho (Nossa, super engraçado - -‘)


O amor de Deus é o grande ordenador do Eros e do Philia, pois sendo o amor de Deus infinito e sem medidas, ele faz destes amores mais plenos ainda. Ambos amores, necessitam de renúncias e purificações, talvez seja por isso que os filósofos diziam que o cristianismo “envenenou” o Eros, porque com certeza a concepção que eles tinham era que se devia amar sem regras, e não é isso o que Deus quer né gente?!


Jesus quer que sejamos livres para amar e para viver o seu caminho de amor, sem livre não é dependente do amor seu amigo, amiga, namorado, esposo, e sim ser dependente do amor de Deus.


Que hoje você possa pedir ao Espirito Santo que conduza o seu coração a seguir os caminhos do Senhor para a sua vida, para que você verdadeiramente em Cristo Jesus seja livre!


Vem e faz-me um novo homem! Vem e faz-me um novo ser! Livre para amar, Livre pra escolher os Teus caminhos,Senhor!

Comments


Deixe seu comentário:
Procure por Tags:

© 2016 por Comunidade Unidos por Cristo

bottom of page