Só sou modesta se eu usar saia?
- Aline
- 29 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Não, viver a virtude da modéstia ao vestir não se resume em apenas “usar saias”.

Olá Cheias de Graça,
Hoje vou falar um pouco sobre essa dúvida que já deve ter surgido em seu coração.
Vocês podem perceber que na maioria dos meus posts cito as“saias”, mas porquê? A saia é a forma que talvez nós mulheres encontramos nossos maiores desafios em usar e acredito que para muitas, foi o primeiro passo a se sentir “modesta”, ou a expressar este sentimento que brotou no coração.
A saia é um símbolo de feminilidade e delicadeza. Quando nós que estamos acostumadas a só usar calça, colocamos uma saia, parece que algo muda em nós. Digo em nossas atitudes e também no olhar das pessoas. Por incrível que pareça, a saia nos transforma. Comigo foi assim, a minha primeira experiência em colocar para fora o que eu estava sentindo foi vestir uma saia modesta. Por isso, ela sempre será a mais citada quando formos falar de modéstia ao vestir.
Mas vamos lá, como já citei em um post anterior, a modéstia não se resume em apenas se vestir. Não é só uma roupa que vai te fazer modesta, não, mas é toda uma identidade que expressa essa modéstia interior.
Falar de roupa é algo delicado, pois não existe uma fórmula e muito menos um padrão para dizer o que é certo e o que é errado. Não há uma regra “isso é modesto”, “aquilo é imodesto”. Evidentemente, que há situações que saltam aos olhos quanto ao erro, por afastarem a virtude do pudor.
Eu posso ser modesta usando calça??
Tudo vai da maneira que se usa, posso colocar uma calça jeans com uma bata ou com uma blusa que não me marque tanto.
E a calça legging? A calça leggingdeve ser usada com uma blusa mais comprida ou com mini vest, nunca mostrando a parte da frente e nem a de trás.
O que não seria modesto é você colocar um jeans justo, com uma blusa justa, ou uma calça legging com uma blusa curta. É preciso saber usar uma calça.Existem determinadas calças femininas que caem bem e ficam femininas e existem as que não caem bem em mulher nenhuma.
Então, o mais importante é você se conhecer, conhecendo o seu corpo você vai saber o que te cai bem como modesto ou não. Tendo a plena noção do seu corpo, você consegue fazer um filtro e vai saber como, onde e quando usar.
Algumas inspirações:




Falando um pouco sobre a igreja, ela nunca condenou as mulheres usarem calça. A igreja se baseia por princípios e não por regras, “só pode se vestir dessa forma”. A igreja condena a masculinização da mulher. E em valor de doutrina o que a gente tem sobre a questão da modéstia são documentos de diversas falas de Papas, Santos, falando que é imodesto se você exibir e marcar ou deixar evidente as partes erógenas do corpo, ou seja, os seios, os genitais, as nádegas. Se você exibir ou deixar marcada essas partes do seu corpo.
Ou seja, oque tem de mais forte são esses pontos, não levar a pessoa ao pecado e se vestir com feminilidade, exibir sua feminilidade. A igreja é tão sabia meninas, que através dessa virtude a gente consegue mostrar quem a gente é de verdade.
É importante eu ressaltar que não estou aqui defendendo o uso da calça, com certeza uma mulher consegue mostrar mais sua feminilidade com um vestido ou uma saia. Só achei importante falar neste post sobre este assunto, por ter ouvido algumas dúvidas de irmãs de comunidade e amigas.
Vamos que pedir a Virgem Maria, que interceda para que nunca fujamos dos princípios da igreja e assim conseguir com a virtude da temperança, mover nossas vestimentas de acordo com o tempo de hoje. Amém!
AS ROUPAS COBREM O CORPO PARA NOS DEIXAR VER OS VALORES DA ALMA”
(SÃO JOÃO PAULO II)
Salve Rainha!
Comments