Modéstia
- Aline
- 18 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, Cheias de Graça.
Sou a Aline, tenho 28 anos, sou membro de aliança da comunidade Unidos por Cristo fazem 3 anos. Formada em Marketing e hoje atuo com uma loja de roupa feminina. Sou noiva há 9 meses e me caso em outubro deste ano.
Bom, com a graça do nosso Senhor fui convidada a partilhar com vocês no blog sobre a modéstia. Nos meus posts, vou falar sobre minhas experiências, looks modestos e a modéstia de uma forma espiritual. Tenho certeza de que com a condução da Virgem Maria, vamos compreender e aprender a viva-la juntas!
Mas o que é a Modéstia? Muitas de vocês já devem ter se questionado sobre isso ou estão se questionando neste momento. Como descobrir essa modéstia que tanto nos assusta? Como vive-la nos tempos de hoje, na sociedade de hoje?
Ouvi uma citação de São Tomás de Aquino que muito me chamou atenção quando senti o desejo e a necessidade de viver a modéstia:
“Modéstia nada mais é do que a virtude que governa nossas ações, gestos e atitudes de modo que no possível não demos aos demais e nem a nós mesmos ocasião de apetência sexuais desordenadas”.
Só nessa simples citação vemos que a modéstia não é apenas uma “vestimenta”, ela engloba outras características. A modéstia é o reflexo exterior da nossa vivencia interior, EU vivo a modéstia a partir do momento em que eu sirvo a Deus dentro das minhas possibilidades com pureza. A maior expressão da pureza, vai refletir no meu modo de ser, de me expressar e de principalmente no meu modo de me vestir.
É na atitude, nos gestos, palavras, tom de voz ... A modéstia é uma transformação. Mas não devemos nos assustar com essa “transformação”, pois ela é algo que vai acontecendo aos poucos, algo natural que vai mudando nosso jeito de pensar, nosso jeito de se sentir mulher.
Todas nós mulheres somos convidadas a viver a virtude da modéstia. A modéstia também é uma forma de mortificação pessoal.
Um exemplo, as vezes no verão está aquele calorzão e porque está muito quente eu quero colocar aquele short curto e uma blusa com decote e é nesse momento que eu me mortifico colocando uma peça mais modesta e confortável. Um vestido na altura no joelho com um tecido leve, refresca mais do que um short jeans justo e uma blusa colada. Eu sei que talvez uma peça mais fechada vai me esquentar, mas neste momento eu devo oferecer esse calor a Deus.
Em alguns momentos deve parecer algo impossível, eu já tive esse sentimento, mas o Senhor nos chama de uma forma simples a ser santas, sem perder nossa essência de mulher, nossa elegância e beleza, mas entendam que é uma beleza diferente, algo que vem de dentro para fora.
Acredito que o primeiro passo para se viver a modéstia é “querer” e se aproximar de Maria e da comunhão, pedindo ao Senhor essa graça de ser e viver para o que ele nos criou.
DICA ESSENCIAL: Ao sair de casa, se olhem no espelho e vejam se vocês refletem essa a imagem de Maria. Perguntem a Nossa Senhora, se ela se vestiria como você está vestida. E é claro que com toda prudência e trazendo para a realidade das vestimentas de hoje.

E não se esqueçam, a modéstia é muito mais que uma simples forma de se vestir, é um estilo de vida, é um jeito de pensar de Deus é um jeito de ser mulher.
Encerro por aqui meninas, nos encontramos no próximo post.
Permaneçam no amor de Deus. Salve Rainha!
Comments